quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pedro e Marina

Obra análoga _ Linked Hybrid _ Steven Holl
 
Os 220.000 metros quadrados do complexo Linked Hybrid, é um gigantesco conjunto de oito edifícios, situado junto ao local da antiga muralha da cidade de Pequim, contrariando a atual evolução urbana na China, com um novo século XXI. É um espaço convidativo, que oferece passagens para o público ao nível do solo, garantindo um micro urbanismo onde lojas, restaurantes, hotel, escola, creche, cinema ativam os espaços em torno de grandes espelhos d’águas e espaços verdes. A partir do 12º para o 18º há uma serie de espaços multifuncionais, prédios com piscinas, ginásio, galeria, auditório, ligando as oito torres residenciais a torre do hotel, que oferecem uma vista sobre o desdobramento da cidade. A ideia da rua elevada se destina a combater a sensação de isolamento que arranha-céus trazem aos moradores normalmente, e criar um incentivo para os residentes caminharem ao redor do complexo. [...]










"Quisemos fazer uma cidade dentro da cidade, aberta, sem muros ou grades, para o chinês moderno, que viaja pelo mundo e quer um desenho inovador", diz o arquiteto chinês Li Hu, 36, parceiro do americano Steven Holl na criação do Linked. "Pequim é cheia de prédios feios, com arquitetura antiquada, feitos para uma geração que não viajava ao exterior e que conhecia pouco de arquitetura moderna."



Poços geométricos, de 66 a 100 metros de profundidade, fornecem ai Linked Hybrid um resfriamento no verão e aquecimento no inverno, tornando um dos maiores projetos residenciais verde no mundo. Todos os tetos dos prédios do complexo são cobertos de jardins e de grama. Contam ainda com uma estação para reciclagem da água, enquanto o sistema de aquecimento vem de poços geotermais construídos no próprio espaço. Com a terra da escavação dos prédios, foram construídas três pequenas colinas artificiais ao lado do complexo, cada uma para um público diferente: o monte das crianças, o dos adolescentes e o dos mais velhos.







Obs: Para reduzir ainda mais o impacto ambiental os arquitetos especificaram alumínio reciclado nas fachadas e bambu nos pisos.




Estrutura em aço que permitiu grandes vãos e um design mais flexível.



Referências




Nenhum comentário:

Postar um comentário