quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Amanda e Larissa - Obras Análogas - Espaço de Eventos

Serramar Parque Shopping - Caraguatatuba - Litoral Norte Paulista


 O fato de estar numa cidade litorânea, com grandes áreas áridas, sem árvores e com frente para uma via de grande fluxo, fez com que os arquitetos criassem um contraponto mais qualitativo. Analisaram os pontos do entorno, como a presença de um córrego, o sentido dos ventos predominantes, os vizinhos e as possíveis interferências futuras como ampliação da Tamoios. Só após este procedimento é que eles iniciaram a elaboração do projeto de 154 mil metros quadrados.

 A intenção dos arquitetos era fazer um shopping mais aberto, com pátios internos com muitas áreas verdes, como se fossem "praças com mobiliário”, Os blocos distribuídos de forma irregular e angulada criam uma circulação mais dinâmica e interessante entre eles, além de criar acessos secundários, garantindo uma ventilação natural para shopping. O córrego, localizado ao lado do empreendimento foi ampliado, tornando-se uma agradável área de contemplação para o verde.




Estacionamento com 800 vagas.




    Para decoração, foram escolhidos materiais com um aspecto rústico, ligados a uma linguagem mais litorânea, mas que também fossem de fácil manutenção e apresentassem uma vida útil prolongada, já que o ambiente é muito invasivo





     De acordo com os arquitetos , o piso dos corredores é em mosaico português com polimento junto às vitrines, além de um teto de concreto aparente e uma marquise complementar, em bambu, dando uma sensação estética aconchegante. A praça de alimentação tem um porcelanato que imita madeira, o deck em madeira cumaru será integrado a praça e traz um mirante para o lago, os banheiros serão em granito branco e o revestimento dos blocos (conjunto de lojas) será de uma monocapa texturizada.

     Considerando as condições climáticas da região, os arquitetos buscaram trabalhar com corredores mais largos com grandes beirais. Todos eles possuem uma marquise em concreto e uma segunda marquise sobreposta em bambu, que está além do aspecto estético.



Referência:  http://www.archdaily.com.br/29619/serramar-parque-shopping-aflalo-gasperini-arquitetos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário