quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

André e Sigridy - E4

Centro de eventos - E4

Palavras chave: Vazio e leveza

Materiais: Aço, madeira, chapas térmicas e contra-ventamento em laminados de alumínio
Utilização: Estruturas, acabamento, conforto térmico e acústico.

O projeto
  O projeto foi baseado na estratégia de fazer grandes construções sem precisar mexer no terreno original, assim os prédios suspensos proporcionam uma melhor visão, podendo aproveitar o terreno como um todo, e ao mesmo tempo interagindo com o entorno, onde as pessoas têm a opção de passar pelos vazios criados dentro da estrutura do prédio. Ciclistas, pedestres, ônibus e outros, podendo observar tudo o que se passa. Assim não só observando o prédio mais ao mesmo tempo interagindo com a construção e as atividades ali exercidas, sendo também como um atrativo para elas. Os vazios deixados, chamamos de espaço para liberdade, onde as pessoas poderão sentar para conversar, fazer suas atividades diárias, piqueniques, reunir amigos, tocar, cantar, descansar, ler e afins.
   O ponto crucial do projeto é a utilização de energia 100% renovável, gerando baixo custo financeiro e ao mesmo tempo reduzindo a degradação do meio ambiente. Os materiais utilizados foram escolhidos a crescente demanda em nossa região, de fácil acesso e mão de obra qualificada, podendo assim gerar empregos e diminuir drasticamente a proporção do canteiro de obras, e levando em consideração o prazo e de entrega e manuseio dessas peças.
   De forma sutil a edificação cria intimidade com os demais espaços ali existentes. Todos que frequentarem o parque serão incentivados a praticar atividades físicas, para manter-se saudáveis e em alguns casos teremos equipamentos que serão também geradores de energia, fazendo com que os frequentadores 
sintam-se cada vez mais íntimos com estes espaços, tornando-os mais bem cuidados e saudáveis. 


BLOCO - 01 
Prédio administração/café/escritórios


Setorização dos espaço internos e externos. Ciclovia passará por dentro de todas as edificações.


Estrutura do prédio em aço e cabos de aço. (prédio deslocado do chão, para melhor ventilação, menor umidade, e enfatizar o conceito de leveza e vazios.)


Planta do prédio, salas para locação (escritórios), acesso escadas e elevador.
Obs: Apenas localização dos acessos, cálculo de escadas em andamento...



BLOCO - 02

Biblioteca
Térreo: espaço livre, bastante arborizado, em total contato com a natureza, com um café fazendo intermédio entre público e privado.


1º pavimento: grande passarela de acesso à biblioteca e ao espaço livre, onde será disponibilizado várias obras literárias.


2º pavimento: Biblioteca, área reservada, baseada em uma biblioteca convencional, porém, conectando o interno e externo.


 Biblioteca: CORTE BB

CORTE AA



Espaço para shows



COBERTURA
Biblioteca e prédio administrativo
Obs: as edificações não são tão perto


IMPLANTAÇÃO



Banheiros



Estratégias de captação de energia
Bicicletas instaladas nas áreas de ginástica serão geradoras de energia, que servirá para abastecer parte da iluminação do parque. (lampadas para iluminar e decorar as praças).



Estratégia estrutural para fixação de madeiras e ancoragem de estruturas metálicas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário