Projeto comemorativo encomendado pelo Instituto Nacional de Distribuidores de Aço, feito pelo escritório de Arquitetura FGMF, foi pensado como um espaço que, alem de expor o aço em suas varias aplicações, sera um espaço cultural e comercial para toda a população. O complexo sera construído na Zona Leste de São Paulo.
O complexo arquitetônico sera composto por uma praça escavada, com espaço para salas de aulas, um café e espaços tecnicos. Essa vazio, que simboliza as escavações de onde é extraído o minério de ferro, traz a proposta de isolar essa área de convívio do intenso ruido vindo da avenida ao lado. Sobre esta área pública, estará um enorme volume em formato organizo revestido em aço cor-ten, sustentado por finas hastes tracionadas, presas a uma estrutura periférica,
O espaço interno, é um ambiente de contorno irregular, e mezaninos soltos e interligados por rampas, um espaço rico e de dimensões variadas. Intervalos e vãos entre os mezaninos, acomodam instalações, esculturas, projeções e outros elementos que não precisam estar apoiados no piso dos pavimentos.
O acesso ao museu é feito por uma passarela que sai diretamente do metrô. Numa derivação em treliça metálica que lentamente se transforma em museu. Na outra extremidade do Museu, existe um teatro, diretamente ligado a ele por uma passarela, Todo revestido em chapas negras de aço, o teatro se coloca como um monólito rígido, e da ao museu o protagonismo da cena.
A estrutura rígida que sustenta o museu, incorpora uma leve malha metálica inox, que define melhor a praça coberta e a protege da insolação direta sem tirar a luminosidade natural. O paisagismo do espaço público é completado por espelhos d'água e árvores. Mais do que uma passagem, esse vazio construido é colocado como uma alternativa de destino, um ponto de interesse em uma região que carece de espaços generosos e qualificados para a população.
Também faz parte do complexo, um edifício comercial que gerará recursos para a construção e manutenção do centro cultural.
Dados Tecnicos:
- Arquitetos:FGMF - Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
- Ano:2010
- Área construída:15226 m²
- Área do terreno:9700 m²
- Tipo de projeto:Institucional
- Operação projetual:Projeto
- Status:Projeto
- Materialidade:Metal
- Estrutura:Metal
- Localização:São Paulo, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário