quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Referencias: Ellen Mariana, Elisa Soares, Karina Bitencourt e Kássia Duarte


Sidney Harbour Bridge, Austrália 





UMA ESTRUTURA TRAVADA QUE SE MOVE – Luiz Carlos Felício
"A engenharia define vários tipos de vínculos usados nas estruturas. Exemplos: apoio fixo, apoio móvel, engastamento fixo, etc. 
Apoio fixo é um tipo de vínculo que prende as partes, mas permite o giro entre elas. A dobradiça de porta trabalha deste jeito – prende, mas deixa girar.
Na foto 1115 eu estou perto do maior apoio fixo que já vi na minha vida. Seguramente, um dos maiores do mundo. Ele pesa 300 toneladas. A ponte de Sydney (Sydney Harbour Bridge) é suportada por 4 destes. 
O projeto da ponte de Sydney foi feito por volta de 1920, pois os trabalhos de construção tiveram início em ABRIL de 1923. 
A construção começou com dois arcos suspensos (em balanço), um “nasceu” no sul e outro no norte. Eles foram “crescendo” e se encontraram no meio em 1930. Depois disto começaram a construir a parte horizontal.
A ponte foi inaugurada em MARÇO de 1932. Pesa 39000 toneladas.
Na hora de tráfico intenso, por exemplo, 5:30 da tarde, ela fica totalmente tomada. Eu acredito que naquela situação existe um veículo a cada 10 metros. Como a ponte tem 503 metros, então cada pista deve ter 50 veículos. 
Continuando, como a ponte tem 8 pistas para veículos, isto significa que naqueles momentos existem por volta 400 veículos sobre ela. Nunca vi caminhões sobre a ponte, mas sim todo tipo de veículo: carros, ônibus, vans, camionetes, etc. Considerando que o peso médio dos veículos é maior que 1 tonelada, então a carga causada por veículos deve ser maior que 400 toneladas. 
Além das 8 pistas para veículos, existem mais 4 pistas: 2 para pedestres, uma de cada lado, e mais 2 para trens, um vai e o outro vem. Na hora de pico, os trens estão sempre passando. 
A carga de pedestres é desprezível – poucas pessoas atravessam a ponte a pé. 
Quanto aos trens, eu não tenho a mínima idéia quanto pesa cada composição, mas me parece ter peso maior que as do metrô de São Paulo Isto porque o trem é mais alto – tem 2 andares (gente em cima e gente em baixo). Talvez uma composição pese 60 toneladas.
Além destas cargas. a ponte tem esforços consideráveis causados por vento e por deformações térmicas.
Enfim, concluindo, dá para “chutar” que cada apoio fixo da ponte recebe uma carga por volta de 10000 toneladas.
Outras curiosidades:
1 – Os apoios fixos foram fabricados na Inglaterra. O transporte deve ter dado dor de cabeça.
2 – A estrutura toda tem 1150 metros e pesa 52800 toneladas (considerando também a parte de aproximação).
3 – A ponte sobe ou desce 18 cm, dependendo da temperatura. O calor do sol sobre um lado faz aquele lado ficar mais longo que o outro.
4 – A altura do topo da ponte é de 134 metros e a parte horizontal fica a 53 metros do nível médio da água. É alta, mas insuficiente para navios médios ou grandes. Talvez a foto 1109 dê idéia da altura.




 The Bridge of Peace







Criada com o objetivo de ser um símbolo de ligação entre o velho e o novo distrito da cidade de Tblisi, a ponte possui milhares de LEDs espalhados em sua estrutura. Estes agem em conjunto com a enorme quantidade de vidro, presente tanto nos corrimãos quanto no teto da construção, de forma a clarear a passarela por completo durante a noite.


Rolling Bridge

                                






Ao olhar para a Rolling Bridge durante a maioria dos dias, tudo que você vai ver é uma ponte comum. Mas ao meio-dia de todas as sextas-feiras, o aparelho mostra sua verdadeira característica: ela se enrola, com ajuda de um conjunto de prensas hidráulicas, tornando-se algo parecido com a mistura de uma caixa de pizza, uma roda de hamster e uma nave do filme de Star Wars em tamanho gigante. Confira o vídeo abaixo para vê-la em ação.






Kurilpa Bridge






Kurilpa Ponte é a maior híbrido do mundo tensegrity ponte.Apenas os mastros horizontais em conformidade com os princípios tensegrity. A Ponte Kurilpa é um múltiplo-mastro, estrutura de cabo-estadia com base em princípios de tensegrity produzindo uma sinergia entre a tensão equilibrada e componentes de compressão para criar uma estrutura de luz que é incrivelmente forte.
A ponte tem 470m de comprimento, com um vão principal de 128m e possui dois grandes de visualização e relaxamento plataformas, duas áreas de descanso, e um contínuo dossel todo o tempo por toda a extensão da ponte.  A copa é apoiado por uma estrutura secundária tensegridade. Estima-se que 550 toneladas de aço estrutural, incluindo 6,8 km de cabo de fio helicoidal são incorporados na ponte.
A estrutura da ponte é constituído por 18 pavimentos estruturais de pontes de aço, 20 mastros de aço estrutural e 16 longarinas horizontais ou em termos leigos mastros horizontais. 72 pré-moldados de concreto lajes de sentar-se no convés principal ponte e estão garantidos para a estrutura de aço e, juntos, por in-situ ponto concreto derrama. O sistema de cabeamento complexo dispõe de 80 cabos principais filamentos helicoidais galvanizadas e 252 cabos tensegrity que são feitas de aço inoxidável superduplex. A juntar esses elementos foi o maior risco no projeto, onde qualquer erro na dimensão de um dos elementos teria interrompido o caminho crítico do projeto. É uma enorme prova de tudo no envolvidas no desenho e, em particular, a construção de superestrutura que foi alcançado dentro de 13 milímetros para a sua posição vertical prevista no seu estado final no centro da ponte.
A ponte é iluminada com uma sofisticada LED sistema de iluminação que podem ser programados para produzir uma variedade de efeitos de iluminação diferentes. Dependendo da configuração de iluminação, 75% -100% da energia necessária é fornecida por energia solar . Todos os aparelhos de trabalho foi realizado por Stowe Austrália.

Competição Naming Um concurso público foi realizado para decidir sobre um novo nome para a ponte. Em 23 de novembro de 2008 foi anunciado que o vencedor foi Kurilpa Ponte O nome reflete a palavra aborígene australiana de Brisbane do Sul e área de West End, e significa "lugar para ratos de água ". 





Falkirk Wheel, Central Scotland








roda de Falkirk é uma rotação elevador do barco , na Escócia, que liga o Forth and Clyde Canal com o canal da união . Com o nome da cidade vizinha de Falkirk no centro da Escócia, o elevador abriu, em 2002, de reconectar os dois canais, pela primeira vez desde a década de 1930, como parte do Millennium Ligação projeto.
O plano para regenerar centro da Escócia canais 's e reconecte Glasgow com Edimburgo foi liderada por British Waterways , com apoio e financiamento de sete autoridades locais, a Scottish Enterprise Network, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional , eaComissão do Milênio . Planners decidiu cedo para criar uma estrutura dramática marco do século 21 para reconectar os canais, em vez de simplesmente recriar o histórico vôo de bloqueio .
A roda levanta barcos de 24 metros (79 pés), mas o Canal da União ainda é de 11 metros (36 pés) mais elevado do que o aqueduto que se reúne a roda, e os barcos devem passar por um par de travas para chegar entre o topo da roda eo Canal Union. A roda de Falkirk é a única rotativa elevador do barco de seu tipo no mundo, e um dos dois elevadores barco no Reino Unido, sendo o outro o elevador barco Anderton
A roda tem um diâmetro total de 35 metros (115 pés) e é composto por dois braços opostos que se estende de 15 metros além do eixo central e tomando a forma de uma inspiração celta, machado de duas pontas  Dois conjuntos de estes braços em forma de machado são conectados a um 3,8 metros (12 pés) de diâmetro do eixo central do comprimento de 28 metros (92 pés). Dois diametralmente opostas cheias de água caixões , cada um com uma capacidade de 250 mil litros (55.000 imp gal;. 66.000 gal EUA), são colocados entre as extremidades dos braços.
Os caixões ou gôndolas sempre carregam um peso combinado de 500 toneladas (490 toneladas longas; 550 toneladas curtas) de água e barcos, com as gôndolas-se cada pesando 50 toneladas (49 toneladas longas; 55 toneladas curtas). Cuidado é tomado para manter os níveis de água de cada lado, equilibrando assim o peso de cada braço. De acordo com o princípio de Arquimedes , objectos flutuantes deslocar o seu próprio peso em água, de modo que quando a embarcação entrar, a quantidade de água que sai do caixão pesa exactamente o mesmo que o barco.  Isto é conseguido pela manutenção dos níveis de água de cada lado para dentro de ± 37 milímetros (1,5 in) usando um sistema de controle de computador em todo o site que inclui sensores de nível de água, automatizados comportas e bombas. É preciso apenas 22,5 quilowatts (30,2 cv) para alimentar dez motores hidráulicos , que consomem apenas 1,5 quilowatts-hora (5,4 MJ) por meia volta, aproximadamente o mesmo que ferver oito caldeiras de água. 
Os dois caixões são 6,5 metros (21 pés) de largura, e tem capacidade para até quatro de 20 metros (66 pés) de comprimento embarcações de recreio .As portas estanques em cada extremidade portas jogo localizado na estrutura superior e inferior pit dock. Devido a questões de espaço, onde uma porta articulada normal seria reduzir drasticamente o comprimento útil do caixão, de elevação vertical portas foram escolhidos.As portas são levantadas a partir de um recesso na base do caixão e alimentado por uma lança hidráulica quando acoplado 

Qingdao Haiwan Bridge – China 





A Qingdao Haiwan Bridge liga a cidade de Qingdao no leste da China de Shandong província com o suburbano Huangdao Distrito através das águas da parte norte da Baía de Kiauchau . São 42,5 km de comprimento. Inaugurado em 2011, a estrutura é a mais longa ponte do mundo sobre a água. 
A ponte levou 4 anos para ser construida, trabalharam nesta obra, pelo menos 10.000 pessoas. Foram usados 450 mil toneladas de aço e 2,3 milhão de metros cúbicos de concreto. foi projetada para ser capaz de resistir a terremotos severos, tufões, e colisões com navios.



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