Sidney Harbour Bridge, Austrália
"A engenharia define vários tipos de vínculos usados nas estruturas. Exemplos: apoio fixo, apoio móvel, engastamento fixo, etc.
Apoio fixo é um tipo de vínculo que prende as partes, mas permite o giro entre elas. A dobradiça de porta trabalha deste jeito – prende, mas deixa girar.
Na foto 1115 eu estou perto do maior apoio fixo que já vi na minha vida. Seguramente, um dos maiores do mundo. Ele pesa 300 toneladas. A ponte de Sydney (Sydney Harbour Bridge) é suportada por 4 destes.
O projeto da ponte de Sydney foi feito por volta de 1920, pois os trabalhos de construção tiveram início em ABRIL de 1923.
A construção começou com dois arcos suspensos (em balanço), um “nasceu” no sul e outro no norte. Eles foram “crescendo” e se encontraram no meio em 1930. Depois disto começaram a construir a parte horizontal.
A ponte foi inaugurada em MARÇO de 1932. Pesa 39000 toneladas.
Na hora de tráfico intenso, por exemplo, 5:30 da tarde, ela fica totalmente tomada. Eu acredito que naquela situação existe um veículo a cada 10 metros. Como a ponte tem 503 metros, então cada pista deve ter 50 veículos.
Continuando, como a ponte tem 8 pistas para veículos, isto significa que naqueles momentos existem por volta 400 veículos sobre ela. Nunca vi caminhões sobre a ponte, mas sim todo tipo de veículo: carros, ônibus, vans, camionetes, etc. Considerando que o peso médio dos veículos é maior que 1 tonelada, então a carga causada por veículos deve ser maior que 400 toneladas.
Além das 8 pistas para veículos, existem mais 4 pistas: 2 para pedestres, uma de cada lado, e mais 2 para trens, um vai e o outro vem. Na hora de pico, os trens estão sempre passando.
A carga de pedestres é desprezível – poucas pessoas atravessam a ponte a pé.
Quanto aos trens, eu não tenho a mínima idéia quanto pesa cada composição, mas me parece ter peso maior que as do metrô de São Paulo Isto porque o trem é mais alto – tem 2 andares (gente em cima e gente em baixo). Talvez uma composição pese 60 toneladas.
Além destas cargas. a ponte tem esforços consideráveis causados por vento e por deformações térmicas.
Enfim, concluindo, dá para “chutar” que cada apoio fixo da ponte recebe uma carga por volta de 10000 toneladas.
Outras curiosidades:
1 – Os apoios fixos foram fabricados na Inglaterra. O transporte deve ter dado dor de cabeça.
2 – A estrutura toda tem 1150 metros e pesa 52800 toneladas (considerando também a parte de aproximação).
3 – A ponte sobe ou desce 18 cm, dependendo da temperatura. O calor do sol sobre um lado faz aquele lado ficar mais longo que o outro.
4 – A altura do topo da ponte é de 134 metros e a parte horizontal fica a 53 metros do nível médio da água. É alta, mas insuficiente para navios médios ou grandes. Talvez a foto 1109 dê idéia da altura.
The Bridge of Peace
Criada com o objetivo de ser um símbolo de ligação entre o velho e o novo distrito da cidade de Tblisi, a ponte possui milhares de LEDs espalhados em sua estrutura. Estes agem em conjunto com a enorme quantidade de vidro, presente tanto nos corrimãos quanto no teto da construção, de forma a clarear a passarela por completo durante a noite.
Rolling Bridge
Ao olhar para a Rolling Bridge durante a maioria dos dias, tudo que você vai ver é uma ponte comum. Mas ao meio-dia de todas as sextas-feiras, o aparelho mostra sua verdadeira característica: ela se enrola, com ajuda de um conjunto de prensas hidráulicas, tornando-se algo parecido com a mistura de uma caixa de pizza, uma roda de hamster e uma nave do filme de Star Wars em tamanho gigante. Confira o vídeo abaixo para vê-la em ação.
Kurilpa Bridge
Kurilpa Ponte é a maior híbrido do mundo tensegrity ponte.Apenas os mastros horizontais em conformidade com os princípios tensegrity. A Ponte Kurilpa é um múltiplo-mastro, estrutura de cabo-estadia com base em princípios de tensegrity produzindo uma sinergia entre a tensão equilibrada e componentes de compressão para criar uma estrutura de luz que é incrivelmente forte.
A ponte tem 470m de comprimento, com um vão principal de 128m e possui dois grandes de visualização e relaxamento plataformas, duas áreas de descanso, e um contínuo dossel todo o tempo por toda a extensão da ponte. A copa é apoiado por uma estrutura secundária tensegridade. Estima-se que 550 toneladas de aço estrutural, incluindo 6,8 km de cabo de fio helicoidal são incorporados na ponte.
A estrutura da ponte é constituído por 18 pavimentos estruturais de pontes de aço, 20 mastros de aço estrutural e 16 longarinas horizontais ou em termos leigos mastros horizontais. 72 pré-moldados de concreto lajes de sentar-se no convés principal ponte e estão garantidos para a estrutura de aço e, juntos, por in-situ ponto concreto derrama. O sistema de cabeamento complexo dispõe de 80 cabos principais filamentos helicoidais galvanizadas e 252 cabos tensegrity que são feitas de aço inoxidável superduplex. A juntar esses elementos foi o maior risco no projeto, onde qualquer erro na dimensão de um dos elementos teria interrompido o caminho crítico do projeto. É uma enorme prova de tudo no envolvidas no desenho e, em particular, a construção de superestrutura que foi alcançado dentro de 13 milímetros para a sua posição vertical prevista no seu estado final no centro da ponte.
A ponte é iluminada com uma sofisticada LED sistema de iluminação que podem ser programados para produzir uma variedade de efeitos de iluminação diferentes. Dependendo da configuração de iluminação, 75% -100% da energia necessária é fornecida por energia solar . Todos os aparelhos de trabalho foi realizado por Stowe Austrália.
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