quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

E4 Referências Pontes - Daniella Rosaria, Dayane, Bruna Magri e Giselle






E4 - REFERÊNCIAS 
Grupo: Daniella Rosaria, Dayane, Bruna Magri e Giselle
   
 1- Acapulco Bay Bridge (projeto)    

      Esta ponte, idealizada pelo BNKR Arquitetura, é multiuso. Além de ligar duas partes da baía de Acapulco, no México, a construção de cerca de três quilômetros seria composta também por casas. A ideia surgiu para atrair investimentos privados, já que o governo mexicano não poderia financiar um empreendimento deste porte. Jardins, estacionamentos e pistas para bicicleta também estão inclusos no pacote. 
          A estrada e estacionamento para a ponte é definido dentro de um tubo quadrado que divide a superestrutura do sistema de suporte abaixo. O topo desta é coberto em calçadas, ciclovias e espaços verdes. As estruturas de apoio triangulares abrigar os espaços habitáveis ​​acima e abaixo desta artéria principal. A ponte é colocada sobre bases ilha, como que poderiam atuar como docas para embarcações e permitir que moradores e visitantes para apreciar a baía ao nível da água.
         

 
 2- Ponte da Mulher
Em Buenos Aires - Argentina, no bairro de Puerto Madeiro, a ponte de la mujer, projetada por Santiago Calatrava  (por enquanto é a única de suas obras que está situada na  América Latina) é de extrema leveza visual, seu mastro inclinado aponta exatamente ao norte funcionando como um verdadeiro relógio de sol. Os cabos sustentam um deck translúcido construído com 200 toneladas de placas de vidro antiderrapante sobre vigamento de aço. Inaugurada em 2000 é uma ponte para pedestres, rotatória, que permite a passagem de navios. Comprimento: 160m. Vão livre: 100m. Logo se tornou um ponto turístico e de referência, alavancando o movimento do bairro, inclusive, há um grande projeto para a construção de um museu contemporâneo no seu entorno.
        A inspiração para o nome da ponte: toda mulher tem seu segredo. A ponte-passarela se movimenta, fazendo um giro de 90 graus, a extremidade da ponte fica em balanço, sustentada pelos cabos (além da estética sua função) até que se encaixa no pilar isolado na água. Ela fica  partida em três segmentos, abrindo espaço no meio do canal para a passagem dos barcos. Dizem que Calatrava tomou um casal dançando tango como inspiração para conceber a ponte. Achamos que seu desenho está mais associado aos esforços que ela tem que suportar e ainda permitir o movimento de rotação. É claro que para se ter um resultado harmonioso é preciso criatividade, mas se for para encontrar uma referência, vejamos como a ponte se comunica com os mastros dos barcos que passam no canal. Se alguém procura uma relação entre a ponte e o tango, talvez não a encontre na forma, mas sim na coincidência entre o movimento que ela descreve e a dança: uma elegante rotação, tal qual gira a mulher em torno do homem no salão. Finalizada a passagem, a ponte volta a sua posição original e guarda o seu segredo.
 Puente de la Mujer. Puerto Madero 


a ponte aberta para barcos passarem

3- Ponte Oresund- Ligação entre Dinamarca e Suécia

          A ponte Oresund, que liga a Dinamarca a Suécia, consiste de três partes principais: um túnel submerso de 4 km de extensão. De volta ao nível do mar, você emerge do túnel sobre Peberholm, uma ilha artificial construída de material descartado durante a construção. Depois de Peberholm, você acessa a perna final, uma ponte estaiada que se estica por 8 km e termina em solo sueco.
"Coletivamente, a Oresund Fixed Link é um milagre da engenharia moderna. Ela é a mais longa ponte estaiada do mundo para carros e trens [fonte: Oresund Bridge Web site]. Suas torres têm 204 metros de altura e fornecem visibilidade de navegação de 57 metros sob o vão principal. A ponte tem dois níveis, com os trilhos do trem correndo ao longo do deck mais baixo e a rodovia, no deck superior."

4- Passadiço em Maribor - Eslovênia (projeto)
       Lindas pontes são atrações turísticas em várias cidades do mundo. Em poucos anos,Maribor, a segunda maior cidade da Eslovênia, também vai ganhar a sua. Entre os escritórios de arquitetura que concorrem à obra, o canadense Ja Studio se destaca, com o projeto da Lent-Tabor Bridge. Caso seja escolhida, a intenção é que a futura construção, cheia de curvas e ondulações, brinque com o movimento da água e das pessoas. A parte debaixo será revestida com um material metálico de tom avermelhado e a de cima terá o branco como cor prevalecente. Com 150 metros de extensão, a ponte será destinada a pedestres e ciclistas. Ainda não há previsão para o início das obras.
      Aqui está outra proposta baseada em Toronto Ja Estúdio em colaboração com Tadj-Farzin Studio que revisita a ideia da ponte como uma superfície urbana multi-funcional.Os 150 metros de comprimento da ponte, apto pata ciclismo e caminhadas, resolve sua geometria entre as questões estruturais do cruzamento e medindo e as oportunidades funcionais que podem potencialmente ocorrer a partir das necessidades estruturais. Os arquitetos sentiu a proximidade da ponte das pontes existentes sobre Drava ao longo da Quaresma aterro Tabor proporcionou uma oportunidade para a nova ponte para tornar-se mais de marco e uma superfície urbana vibrante envolver com a beira d a água. 
     A 15m de largura superfície ondulada cria uma variedade de condições experimentais e fornece a estabilidade estrutural para o projeto.Os utilizadores podem interagir com a água e participam numa variedade de atividades. ''A gama de possível interação de pessoas e água torna-se infinito. Utilização do povo espontânea desta superfície urbana viraria a ponte para um espetáculo urbano''.Decks de madeira cobre a ponte e se transforma em etapas de acesso e superfícies inclinadas sobre as condições íngremes. As áreas de superfícies simples serão protegidos contra o acesso público por uma combinação de grades de proteção de tubos de aço. 
     O cume da superfície é uma via horizontal, que forma um ponto de referência para a ponte e liga os dois lados da ponte. Um toque agradável é a parte inferior da ponte - as telhas de cobre espelho terminados que vestidos a parte de baixo da passarela proteger a estrutura da ponte e refletir as ondulações do Rio Drava e as cores dos históricos Maribor telhados de telha de barro.


5- Lego-Brücke, Alemanha
      Localizada na cidade de Wuppertal, na Alemanha, a Lego-Brücke (Ponte de Lego) foi batizada assim graças ao grafiteiro Martin Heuwold, que trabalhou na renovação da velha estrutura cinzenta em 2011. Ele teve a ideia inspirado por sua filha, que gosta do brinquedo, e obteve a autorização do fabricante para levar adiante o projeto. A ponte fazia parte de uma antiga linha de trem que foi desativada e atualmente funciona como ciclovia e pista de caminhada. A obra de pintura da ponte durou 13 dias. Assim, um modesto viaduto pode mudar o visual da paisagem urbana, com baixo custo e dá a impressão de ser feita com grandes peças de lego.
 (Megx/Divulgação)


Referências:
www.evolo.us
http://www.metalica.com.br/as-pontes-de-santiago-calatrava
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.056/4103
HARRIS, Tom. 10 Pontes Estruturalmente  Impressionantes; Ciência Uol, 10/11/2009.
http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/modern-architecture-undulating
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2013/09/04/interna_noticias,47511/conheca-nove-pontes-que-estao-entre-as-mais-fantasticas-do-mundo.shtml













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