E4 - REFERÊNCIAS
Grupo: Daniella
Rosaria, Dayane, Bruna Magri e Giselle
1- Acapulco Bay Bridge (projeto)
Esta ponte, idealizada pelo BNKR Arquitetura, é multiuso. Além de ligar duas partes da baía de Acapulco, no México, a construção de cerca de três quilômetros seria composta também por casas. A ideia surgiu para atrair investimentos privados, já que o governo mexicano não poderia financiar um empreendimento deste porte. Jardins, estacionamentos e pistas para bicicleta também estão inclusos no pacote.
A
estrada e estacionamento para a ponte é definido dentro de um tubo quadrado que
divide a superestrutura do sistema de suporte abaixo. O topo desta é
coberto em calçadas, ciclovias e espaços verdes. As estruturas de apoio
triangulares abrigar os espaços habitáveis acima e abaixo desta artéria
principal. A ponte é colocada sobre bases ilha, como que poderiam atuar
como docas para embarcações e permitir que moradores e visitantes para apreciar
a baía ao nível da água.
2- Ponte da Mulher
Em Buenos Aires - Argentina, no bairro de Puerto Madeiro, a ponte de la mujer, projetada por Santiago Calatrava (por enquanto é a única de suas obras que está situada na América Latina) é de extrema leveza visual, seu mastro inclinado aponta exatamente ao norte funcionando como um verdadeiro relógio de sol. Os cabos sustentam um deck translúcido construído com 200 toneladas de placas de vidro antiderrapante sobre vigamento de aço. Inaugurada em 2000 é uma ponte para pedestres, rotatória, que permite a passagem de navios. Comprimento: 160m. Vão livre: 100m. Logo se tornou um ponto turístico e de referência, alavancando o movimento do bairro, inclusive, há um grande projeto para a construção de um museu contemporâneo no seu entorno.
A inspiração para o nome da ponte: toda mulher tem seu segredo. A ponte-passarela se movimenta, fazendo um giro de 90 graus, a extremidade da ponte fica em balanço, sustentada pelos cabos (além da estética sua função) até que se encaixa no pilar isolado na água. Ela fica partida em três segmentos, abrindo espaço no meio do canal para a passagem dos barcos. Dizem que Calatrava tomou um casal dançando tango como inspiração para conceber a ponte. Achamos que seu desenho está mais associado aos esforços que ela tem que suportar e ainda permitir o movimento de rotação. É claro que para se ter um resultado harmonioso é preciso criatividade, mas se for para encontrar uma referência, vejamos como a ponte se comunica com os mastros dos barcos que passam no canal. Se alguém procura uma relação entre a ponte e o tango, talvez não a encontre na forma, mas sim na coincidência entre o movimento que ela descreve e a dança: uma elegante rotação, tal qual gira a mulher em torno do homem no salão. Finalizada a passagem, a ponte volta a sua posição original e guarda o seu segredo.
a ponte aberta para barcos
passarem
3- Ponte Oresund- Ligação entre Dinamarca e Suécia
A
ponte Oresund, que liga a Dinamarca a Suécia, consiste de três partes
principais: um túnel submerso de 4 km de extensão. De volta ao nível do
mar, você emerge do túnel sobre Peberholm, uma ilha artificial construída de
material descartado durante a construção. Depois de Peberholm, você acessa a
perna final, uma ponte estaiada que se estica por 8 km e termina em solo sueco.
"Coletivamente, a Oresund Fixed Link é um
milagre da engenharia moderna. Ela é a mais longa ponte estaiada do mundo para
carros e trens [fonte: Oresund Bridge Web site]. Suas torres têm 204 metros de
altura e fornecem visibilidade de navegação de 57 metros sob o vão principal. A
ponte tem dois níveis, com os trilhos do trem correndo ao longo do deck mais
baixo e a rodovia, no deck superior."
4- Passadiço em Maribor - Eslovênia (projeto)
Aqui está outra
proposta baseada em Toronto Ja Estúdio em colaboração com Tadj-Farzin Studio
que revisita a ideia da ponte como uma superfície urbana multi-funcional.Os 150
metros de comprimento da ponte, apto pata ciclismo e caminhadas, resolve sua
geometria entre as questões estruturais do cruzamento e medindo e as
oportunidades funcionais que podem potencialmente ocorrer a partir das
necessidades estruturais. Os arquitetos sentiu a proximidade da ponte das
pontes existentes sobre Drava ao longo da Quaresma aterro Tabor proporcionou
uma oportunidade para a nova ponte para tornar-se mais de marco e uma
superfície urbana vibrante envolver com a beira d a água.
A 15m de largura superfície
ondulada cria uma variedade de condições experimentais e fornece a estabilidade
estrutural para o projeto.Os utilizadores podem interagir com a água e
participam numa variedade de atividades. ''A gama de possível interação de
pessoas e água torna-se infinito. Utilização do povo espontânea desta
superfície urbana viraria a ponte para um espetáculo urbano''.Decks de madeira
cobre a ponte e se transforma em etapas de acesso e superfícies inclinadas
sobre as condições íngremes. As áreas de superfícies simples serão protegidos
contra o acesso público por uma combinação de grades de proteção de tubos de
aço.
5- Lego-Brücke, Alemanha
Localizada na cidade de Wuppertal, na Alemanha, a Lego-Brücke (Ponte de Lego) foi batizada assim graças ao grafiteiro Martin Heuwold, que trabalhou na renovação da velha estrutura cinzenta em 2011. Ele teve a ideia inspirado por sua filha, que gosta do brinquedo, e obteve a autorização do fabricante para levar adiante o projeto. A ponte fazia parte de uma antiga linha de trem que foi desativada e atualmente funciona como ciclovia e pista de caminhada. A obra de pintura da ponte durou 13 dias. Assim, um modesto viaduto pode mudar o visual da paisagem urbana, com baixo custo e dá a impressão de ser feita com grandes peças de lego.
Localizada na cidade de Wuppertal, na Alemanha, a Lego-Brücke (Ponte de Lego) foi batizada assim graças ao grafiteiro Martin Heuwold, que trabalhou na renovação da velha estrutura cinzenta em 2011. Ele teve a ideia inspirado por sua filha, que gosta do brinquedo, e obteve a autorização do fabricante para levar adiante o projeto. A ponte fazia parte de uma antiga linha de trem que foi desativada e atualmente funciona como ciclovia e pista de caminhada. A obra de pintura da ponte durou 13 dias. Assim, um modesto viaduto pode mudar o visual da paisagem urbana, com baixo custo e dá a impressão de ser feita com grandes peças de lego.
Referências:
www.evolo.us
http://www.metalica.com.br/as-pontes-de-santiago-calatrava
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.056/4103
HARRIS,
Tom. 10 Pontes Estruturalmente Impressionantes; Ciência
Uol, 10/11/2009.
http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/modern-architecture-undulating
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2013/09/04/interna_noticias,47511/conheca-nove-pontes-que-estao-entre-as-mais-fantasticas-do-mundo.shtml
http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/modern-architecture-undulating
http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2013/09/04/interna_noticias,47511/conheca-nove-pontes-que-estao-entre-as-mais-fantasticas-do-mundo.shtml
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