quinta-feira, 20 de junho de 2013

PÓS USO DIY - CARLA E SAIMON




ANÁLISE PÓS-USO MESA MULTIUSO ODILON

A principal premissa no qual foi baseada o projeto, era o espaço ocupado pelas mesas que ele usava na oficina, a localização das mesas era na única entrada/saída da oficina, e a tábua-de-passar que era o que ele utilizava como auxilio na hora de grampear, ocupavam o espaço de passagem. A proposta consistiu então em reunir em único espaço as mesas destinadas aos processos de trabalho em um mesmo local, conseguindo assim que o espaço seja de livre circulação.


PRÓS

- Economia do Espaço, quando o Odilon fazia uso das duas mesas, e mais a mesa de passar para o grampeio do material, havia dois problemas principais, primeiro o posicionamento das mesas em relação a entrada e o espaço que elas ocupavam no ambiente reduzido, e segundo a falta de praticidade de trocar de mesa e ter sentar/levantar a todo momento para desenvolver as atividades, sendo assim a proposta de concentrar o grampeio e o corte em uma mesa, e anexar a mesa de costura nessa mesma estrutura, favoreceu, tanto o espaço de circulação dentro da oficina, como também tornou mais eficiente o processo de trabalho dele.

- A adaptação da mesa de costura com rodinhas permite que com grande facilidade ele possa puxar/guardá-la conforme as suas necessidades de uso, a altura da mesa é compatível com o uso, já que ele costura sentado, e permite que ela seja encaixada na mesa de corte/grampeio que também possuí altura compatível, já que ele realiza essas atividades de pé.

-O espaço economizado com a junção das mesas permite que o espaço livre esteja destinado a outras atividades, por exemplo a exposição dos produtos (puffs, poltranas e etc.), que ele vende, a localização próximo a entrada permite que a visualização dos produtos por quem está passando na rua.


CONTRAS

- O madeirite utilizado para a confecção do tampo não se mostrou uma boa escolha devido a espessura escolhida e fragilidade do próprio material;

-É necessário a implementação de uma trava do tipo fecho de engate na lateral do tampo, para melhor firmeza do tampo quando aberto.

-Na estrutura, poderia ser utilizada uma madeira mais macia e leve. A madeira usada é normalmente aplicada como estrutura para telhado, é uma madeira mais bruta e pesada.


Fig.1 - Como era anteriormente;




Fig.2 - Como é agora ( Mesa de Costura em Uso)


Fig.3 - Mesa de Costura Retraída

Fig.4 - Mesa de Corte Grampeio Estendida

Fig.5 - Processo de Trabalho Grampeio

Fig.6 Processo de Corte

Fig.7- Corte

Fig.8 - Corte

Fig.9 -Detalhe da Rodinha que foi incorporada a mesa de costura já existente


Desenho Técnico Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário